Com o ambiente virtual sendo o novo ponto de partida para compras e orçamentos, passou a ser indispensável promover o seu negócio de forma online com presença em redes sociais e plataformas de busca.
O marketing digital nada mais é do que o ato de usar a internet para divulgar seus serviços e manter uma boa comunicação com consumidores e possíveis clientes. Dessa forma, é possível despertar o interesse em meio a concorrentes e criar um diálogo de confiança com seus compradores.
Você deve criar um plano de divulgação com as ferramentas disponíveis. São elas: redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin), plataformas de busca (Google, com uma atenção especial ao Google Meu Negócio) e guias, que nada mais são do que listas de empresas de um determinado setor.
Neste guia prático vamos compartilhar algumas ideias para alavancar seu empreendimento. A seguir você encontrará:
Construir uma imagem profissional e eficiente para a sua empresa nas redes sociais tornou-se uma necessidade com o crescimento do mercado online. Se você prioriza conquistar e fidelizar consumidores aumentando seu negócio, as redes sociais são essenciais para criar relacionamento, dar visibilidade, ofertar e comunicar sobre seus serviços.
Para trazer o resultado positivo e esperado é importante seguir alguns itens, como: boas fotos e textos, qualidade de vídeo, informações claras sobre a empresa e indicações que transmitem conhecimento – estilos de vidro, esquadria, ferragens, dicas de segurança e mais.
Neste tópico, vamos apresentar separadamente as diferentes redes sociais disponíveis no digital para te auxiliar no processo de promover online sua vidraçaria ou sua loja de esquadria.
O Facebook figura com destaque na segunda posição entre as redes sociais mais utilizadas no Brasil – ficando atrás somente do YouTube. Não à toa, também continua sendo a mais utilizada pela população mundial: são mais de 2,2 bilhões de contas ativas ao redor do mundo, 130 milhões delas brasileiras. Ou seja, um ótimo ambiente para tornar seu negócio presente e alcançar públicos maiores.
Visando sua influência, a plataforma desenvolveu uma série de estratégias para ajudar na divulgação de empresas e serviços: páginas empresariais, tráfego orgânico, anúncios pagos segmentados e relatórios de engajamento em suas publicações.
Há duas formas distintas de aumentar o tráfego de suas páginas: pagando por ele ou de maneira orgânica – este segundo é possível através dos algoritmos do próprio Facebook.
Digamos que a rede ‘escolhe’ o que apresentar para cada usuário em sua timeline. Investir em conteúdos únicos, prezando por um bom título e descrição são diferenciais para conseguir mais acessos ‘espontâneos’.
Já com o Facebook Ads, nome que diz respeito ao tráfego pago, você pode aumentar o engajamento de seus posts de forma paga e designando ao público-alvo que deseja a partir de uma triagem mais elaborada (gênero, faixa etária, localização, estado civil e mais informações disponibilizadas nos perfis).
Através dos relatórios do Facebook você pode mensurar quais publicações estão sendo mais acessadas, curtidas, compartilhadas e salvas. Essa análise te ajuda a identificar os assuntos e formatos de posts de maior interesse ao público.
Separamos alguns tópicos para auxiliar no momento de formatação de sua página oficial e a melhor maneira de alimentá-la com conteúdos próprios.
Veja mais ideias de conteúdo para postar nas redes sociais de vidraçarias ou empresas de esquadria.
Também com milhões de usuários brasileiros, o Instagram é uma das principais ferramentas na hora de promover seu negócio online. O ambiente é usado para o compartilhamento de fotos, vídeos e stories – registros diários ótimos para a postagem de feedbacks e compras de clientes.
Separamos alguns pontos importantíssimos para colocar em prática já no momento de criação da conta de sua empresa no Instagram:
Quando falamos de engajamento no Instagram, a relevância de conteúdos organizados e entrelaçados entre um post e outro faz toda a diferença. Definição do público-alvo e linguagens adequadas são outros pontos fortes.
Postagens constantes e grande interação são indispensáveis nesta rede, pois os usuários a acessam com muita frequência diária, e por isso a importância de um calendário mensal estabelecido com antecedência. O ideal são duas ou três postagens semanais no feed.
Quando se trata de tráfego pago, assim como há o Facebook Ads, neste caso é usado o Insta Ads para obter o mesmo objetivo ao impulsionar publicações de forma comprada.
Já para intensificar a movimentação orgânica, uma das dicas é conectar sua conta de instagram com outras redes, como a do Facebook, de forma que seus compartilhamentos vão automaticamente para a outra plataforma, atraindo novos seguidores.
Ao projetar a postagem, se empenhe não só na foto e na legenda, mas também nas hashtags. Para conquistar um bom engajamento, crie uma hashtags com sua empresa para usar em todas as publicações e outras palavras-chaves relacionadas aos serviços disponíveis. No nosso caso: #vidraçaria, #vidros, #esquadrias, #vidrostemperados, #vidraçariaBr (use também sua localização de estado/cidade) e mais seguindo nesta linha.
Postagens no Feed:
Postagens nos Stories:
O YouTube é o segundo maior motor de buscas do mundo, atrás somente do Google. E o Brasil figura na segunda posição como um dos maiores consumidores de vídeo entre os países.
Sendo assim, criar conteúdos relevantes e informativos sobre seus serviços são boas alternativas para empreendedores que querem começar a investir na presença online.
Listamos algumas ideias para colocar em prática durante a produção e compartilhamento de seus conteúdos!
Com expressivo crescimento nos últimos anos, o Linkedin é um espaço focado em profissionais e empresas. A rede social é ótima para networking, ou seja, estreitar relacionamentos e destacar ações mais empresariais de seus negócios.
Os temas mais debatidos são: empreendedorismo, inovação, contratações e publicidade. Pode ser um ótimo ambiente para acompanhar outros empreendimentos do seu setor e mostrar mais de sua marca para outras empresas.
Neste caso, você pode estreitar relacionamentos com fornecedores ou grandes empresas, para os quais você pode fornecer seus serviços.
Voltada para negócios, a rede social tem grande engajamento para compartilhar artigos, e-Books e dicas para o seu setor.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google na qual é possível fazer um cadastro de sua empresa e colocar um pin de localização da sua vidraçaria, por exemplo, no mapa da plataforma – e assim linkar com seu site oficial para obter mais informações (telefones, horário de funcionamento, fotos e a rota para chegar ao local).
Através da ferramenta, os clientes também conseguem avaliar e comentar a respeito do atendimento, prazos de entregas e resultados. Neste caso, o importante é não deixá-los sem retorno, sejam avaliações positivas ou não. Lembre-se de que as respostas passam credibilidade.
Um site estruturado para sua vidraçaria ou empresa de esquadrias deve ser uma de suas principais ferramentas de marketing digital. Isso porque apresentar um portal próprio é uma das melhores formas de criar credibilidade, aumentar presença online e colocar o seu negócio em evidência no Google – onde buscam informações de serviços como o seu.
Através do site você poderá explorar suas vantagens, divulgar trabalhos anteriores e criar uma comunicação mais direta e eficiente com o cliente, como um espaço para solicitações de orçamentos.
Além do mais, o cliente ao buscar por um serviço no Google e encontrar um site completo com informações como telefone, e-mail, endereço, registros de trabalhos anteriores, fotos e vídeos de apresentação, se sente mais confiante para escolher a empresa.
Outra forma de conquistar presença online e garantir que sua vidraçaria ou empresa de esquadrias apareça para possíveis clientes, quando estes realizarem buscas por serviços como os seus, são os guias de empresas do setor. A listagem apresenta diversas marcas e suas informações básicas, como endereço e telefone para contato.
Para se destacar das concorrentes ao efetuar seu cadastro, listamos alguns tópicos para completar sua apresentação.
Também separamos dois destes guias que são ótimos locais para apresentar sua empresa:
Chamada de ‘Meu Vidraceiro’, a plataforma cumpre um papel semelhante aos guias citados acima. A partir de um investimento acessível, você cadastra sua vidraçaria e promove seu trabalho no site de busca. Além de divulgar sua marca para aqueles que buscam o serviço, principalmente para clientes de sua região, o ‘Meu Vidraceiro’ conta com um aplicativo que te auxilia em envios de orçamento e gestão de orçamentos, por exemplo.
Ferramentas não faltam, então, após todas essas ideias e dicas para promover online sua empresa de esquadrias e vidraçaria, você está pronto para tornar seu negócio ainda mais presente no ambiente virtual e atrair novos clientes transmitindo credibilidade e confiança!
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